Blog


Verão: sede já é sinal de desidratação

Com o aumento da temperatura, se torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação. Para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, é a água, os sucos naturais de frutas e verduras e legumes, os chás e a água de coco, sucos verdes (feitos de frutas e folhas) que são fontes de sais minerais perdidos pelo suor, como sódio e potássio e são de fácil digestão.

 

O potássio, é um mineral perdido no calor extremo, fazendo com que as artérias sejam dilatadas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão, ocasionando tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjoo, etc.

 

Alimentação ideal:


Uma das melhores opções para o verão é uma alimentação leve e de fácil digestão e ao mesmo tempo refrescante como os sucos e saladas, que contêm grande quantidade de água e minerais em sua composição. As principais frutas são: abacaxi, melão, melancia, além dos picolés de frutas de marcas confiáveis e água de coco. Entre os vegetais não podemos deixar de mencionar as folhas que em média têm 95% de água em sua composição, além do aipo, cenoura, abobrinha, etc.

Adicionar por exemplo frutas como melão, manga, morangos na salada também é uma dica bem refrescante para o verão.

Devemos lembrar que a sensação de sede é um sinal tardio de falta de água, que ocorre quando o organismo já esgotou suas reservas de água, o ideal é ingerir 1 copo de líquido a cada hora no verão e principalmente quando exposto ao sol. Sinais de desidratação envolvem: sede, mau-humor, mal-estar, falta de concentração e fraqueza.

As bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos são muito consumidas no verão, para repor as perdas de água pelo suor e principalmente perda de sódio, mas também são cheios de açúcar e corantes, o que não indicamos como boa nutrição.

 

 

 

 

FONTE: UOL




  Blog em destaque






Fale conosco

Preencha os campos abaixo corretamente e nos envie suas dúvidas, críticas ou sugestões.
O Restaurante Kidelícia está a disposição para melhor atendê-lo