Blog


Saiba como consumir cada tipo de peixe

Os peixes são ricos em proteínas, possuem propriedades anti-inflamatórias e gorduras "do bem", ajudam a controlar a pressão e prevenir doenças cardíacas, ajudam a controlar o nível de colesterol e triglicerídeos, são pouco calóricos, possuem grandes quantidades de vitaminas e minerais, fazem bem para a memória... Enfim, os motivos para comer peixe são inúmeros, além, claro, do seu sabor.


Mas você sabia que não é qualquer tipo de peixe que fica bom em qualquer tipo de receita? Cada peixe possui sabor e textura característicos, o que faz com que se adapte melhor a determinados tipos de pratos. Confira essa listinha que indica as melhores formas de utilização das espécies mais consumidas.


Anchova
Geralmente vendido em filés ou postas. Pode ser assada, cozida, com molhos.

 

Atum

Carne de cor vermelha, com gordura e pouca espinha. Pode ser comido cru, na forma de sashimis, em fatias finas com molho de soja - shoyu. Em postas, pode ser cozido ou grelhado.

 

Sashimi de atum

Badejo
Carne branca e macia, com pouca espinha. Em postas, faz-se a moqueca de badejo ou pode ser assado na grelha. Também é possível tirar filés para rechear.


Cação
Carne branca e firme, com cartilagem. Em postas, faz se ensopados, grelhados, assados ou frito. Também é possível ser assado ou grelhado inteiro.

 

Pacu ou Caranha
Carne com pouca espinha. Pode ser cozido, ensopado, frito ou grelhado na brasa.

 

Dourado
Carne branca e gorda, com muitas espinhas. Pode ser assado inteiro ou cozido em postas.

 

Linguado
Carne branca e magra, sem espinha. Inteiro ou em filés, pode ser assado, frito ou grelhado. Desfiado, pode ser usado em bolinhos, suflês e tortas.

 

Linguado assado

 

Namorado
Carne branca, quase sem espinhas. Comprando-o inteiro, pode ser recheado e assado na grelha ou no forno. Em postas, pode ser cozido e em filés, frito.

 

Pescada
Carne branca com poucas espinhas. Geralmente vendido em filés, pode ser empanado ou assado recheado, tipo "rolê".

 

Pintado, Surubim, Piracajara, Pirapara
Carne rosada com pouca espinha. Pode ser adquirido inteiro ou em postas, preparado frito, grelhado ou assado na brasa.

 

Pintado assado

 

Pargo
Pode ser frito, ensopado ou cozido.

 

Robalo
Carne branca e sem espinha, é geralmente vendido inteiro ou em postas. Pode ser recheado inteiro e depois assado. Em postas, pode ser cozido ou ensopado em moquecas.

 

Salmão
Carne rosada e pouca espinha. No Brasil, é encontrado fresco, defumado, ou em conserva. Em filés, pode ser assado, grelhado ou consumido cru, como o Atum. Em conserva ou defumado, pode se desfiar e fazer patês, molhos, saladas, recheios de panquecas, tortas, etc.

 

Salmão grelhado

 

Sardinha
Carne branca, espinha macia e fácil de tirar. Pode ser assado inteiro, frito, ou ainda usado em molhos, saladas, canapés, recheios de pizza, etc.

 

Tainha, Curimã
Geralmente vendida em filés ou inteira, pode ser grelhada ou assada.

 

Traíra
Carne branca com muita espinha. Geralmente vendida inteira ou aos pedaços, pode ser frita ou grelhada.

 

Traíra frita

 

Tucunaré, sarabiana
Carne com pouca espinha. Pode ser assado, ensopado ou frito.




  Blog em destaque






Fale conosco

Preencha os campos abaixo corretamente e nos envie suas dúvidas, críticas ou sugestões.
O Restaurante Kidelícia está a disposição para melhor atendê-lo