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Meia-idade: conheça comidas aliadas para prevenir doenças

Vários alimentos já passaram pelo hype e ganharam o rótulo de "supercomidas", mas geralmente é mais fácil aprender a pronunciar os nomes esquisitos do que de fato incorporá-los à dieta do dia-a-dia. Porém, na meia-idade as necessidades nutricionais são bem específicas e as preocupações com a saúde aumentam. Alguns problemas podem ser combatidos facilmente, incorporando aliados comestíveis à rotina.

 

O Huffington Post listou alguns alimentos que ajudam a batalhar contra o envelhecimento precoce (e, de quebra, são deliciosos).

 

Leite de amêndoas

 


Um risco comum associado à chegada da idade é osteoporose. A boa notícia é que, se você é intolerante a lactose ou só gosta de leite nos cereais, o leite de amêndoa é uma ótima opção. Uma porção da maioria dos leites de amêndoa sem açúcar tem menos calorias e é abundante em cálcio. Além disso, também fornecem uma boa dose de vitamina D. Além de ser delicioso em smoothies e shakes, tente usá-lo nas receitas que pedem leite - ele fica ótimo no pudim de pão.

 

Peixe

 


O risco de catarata e degeneração macular aumenta com o passar dos anos, então fique de olho na dieta para evitar os problemas. Peixes, particularmente o salmão, são ricos em Omega-3, que são conhecidos como amigos da saúde do coração, diminuindo o colesterol e também cuidando da artrite. Mas você talvez não saiba que o salmão também é uma supercomida quando se trata da sua visão. Ele é cheio de niacina, que pode cortar o risco de desenvolver catarata.

 


Melancia

 


Em algum momento, quase todo mundo vai perceber uma diminuição na libido conforme envelhece. Pesquisadores da universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, descobriram que vários nutrientes encontrados na melancia, inclusive a citrulina, que o corpo converte em arginina, são bons para sua libido. A arginina impulsiona o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, o mesmo efeito básico do Viagra, para tratar disfunção erétil e talvez até previni-la.

 

Banana

 


O risco de pressão alta também cresce com a chegada da idade - mas, ao contrário do senso comum, dá para fazer mais a respeito disso do que simplesmente tomar cuidado com o sal. Por exemplo, aumentar o consumo de potássio, mineral que ajuda o corpo a regular o sódio - então inclua a banana no lanche da tarde.

 

Ameixa seca

 


Um pouquinho de fibra pode fazer um grande efeito. Um estudo britânico descobriu que a fruta pode ajudar com a perda de peso e deixa uma sensação de saciedade por mais tempo. Quem comia cerca de 100 gramas de ameixas secas diariamente emagreceu e perdeu mais centímetros na região da cintura do que aqueles que simplesmente escolheram lanches saudáveis.

 

Fonte: Terra




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