Blog


11 DICAS PARA MELHORAR A VIDA E A SAÚDE APENAS COM A ALIMENTAÇÃO

 

Ultimamente, a preocupação com a alimentação vem crescendo constantemente no Brasil e no mundo. Isso se torna evidente seja com o sucesso dos alimentos saudáveis, até mesmo dos fast-foods de saladas, seja com o aumento nas vendas de alimentos orgânicos. Cada vez mais pessoas acreditam que a saúde começa no prato. Vejamos aqui algumas dicas para promover algumas mudanças fáceis nos nossos hábitos alimentares, que podem fazer toda a diferença em nossa saúde.

De acordo com uma pesquisa recente, 44% dos deliveries pedidos pelos brasileiros são de pratos saudáveis. Isso mostra como o nosso povo está incorporando refeições de qualidade no seu dia a dia e, o conceito de comida saudável de agora não é o mesmo de tempos atrás. No passado, comida saudável, natureba como diziam, era considerada um coisa sem sal, sem e chata. No entanto, isso mudou bastante e atualmente existem inúmeras opções de saladas e pratos saudáveis, deliciosos, nutritivos que sustentam, agradam aos olhos e ao paladar.

Diante da importância que a alimentação tomou em nossas vidas, aqui vão algumas dicas bem simples para mudar alguns hábitos e ter mais saúde através da alimentação:

1. Tomar um bom café da manhã
O café da manhã é essencial para repor as energias gastas durante o sono. Lembre-se que seu corpo fica por muitas horas em jejum enquanto dorme, portanto, você precisa se alimentar assim que acordar para obter um bom desempenho intelectual e físico - seja no trabalho ou nos estudos. Uma nova pesquisa revelou que um bom café da manhã nos salva da arteriosclerose e protege nosso coração. Além disso, pessoas que não se alimentam de manhã tendem a comer em demasia no almoço, causando assim aumento de peso.

2. Pequenas porções
Ao invés de apenas almoçar e jantar, procure comer de três em três horas - lembrando que as quantidades devem ser pequenas e devem ser constituídas de alimentos saudáveis, como frutas frescas e secas. Você sentirá menos fome na hora das refeições e, consequentemente, fará escolhas menos impulsivas.

3. Saladas
Procure sempre comer uma salada antes do prato principal. Além de serem saudáveis e cheias de vitaminas, elas ajudam a saciar a fome - o que ajuda a diminuir drasticamente as calorias ingeridas durante as refeições.

4. Beba mais água
Por incrível que pareça, muitas vezes confundimos fome com sede. Mantenha-se hidratado para evitar a ingestão de calorias desnecessárias.

5. Opções saudáveis
Quando bater aquela preguiça de fazer comida ou quando você estiver sem tempo e tiver vontade de pedir alguma coisa pronta, saiba que existem opções saudáveis até mesmo para deliveries e fast foods. Este site, o PedidosJá por exemplo, oferece ótimas opções saudáveis e saborosas para você escolher.

6. Evite comer carne
A própria OMS declarou que o consumo de carne provoca câncer. Você não precisa eliminar completamente a carne da tua dieta se você simplesmente gosta de carne, se sente fraco sem ela, mas, atente para o fato de que o povo brasileiro consome carne regularmente mais de uma vez por dia, o que é demasiado! Reduza o consumo de carne ainda que seja por uma questão de equilíbrio ambiental, além da saúde.

7. Asse ao invés de fritar
Vários pratos tipicamente fritos podem ser feitos no forno. Aquelas batatinhas que você tanto gosta, podem ser feitas no forno sem todo aquele óleo que é normalmente usado para fritar, e ficam tão gostosas quanto.

8. Não corte todos os seus prazeres
Não consegue viver sem o quindim da padaria perto da sua casa? Não tem problema. Reserve um dia especial da semana para uma "guloseima". Escolha uma porção pequena e delicie-se. Lembre-se: dieta é uma questão de equilíbrio - e não a exclusão definitiva dos itens que amamos e que não conseguiremos manter a longo prazo. Quando eliminamos tudo o que adoramos do nosso cardápio, acabamos "metendo o pé na jaca" depois.

9. Cuidado com as calorias líquidas
Bebidas alcoólicas em geral tendem a ser bem calóricas, portanto não exagere nelas. Essa dica vale especialmente para drinks, como a caipivodka, por exemplo, que geralmente contém altas doses de açúcar. No entanto, eis uma boa notícia para os apreciadores de vinho e cerveja: em pequenas quantidades estas bebidas fazem bem.

10. Chocolate
É chocólatra? Dê preferência aos chocolates com pelo menos 70% de cacau. Além de possuírem menos calorias, eles ainda podem ajudar na dieta, se consumidos em pequenas porções fazem bem ao coração e até para a memória e o aprendizado.

E por último, uma dica muito importante...

11. Durma bem
Este é assunto que também precisa ser mencionado, pois afeta a sua dieta. Cientistas já comprovaram que pessoas que dormem menos acabam comendo mais besteiras. Passar o dia com sono aumenta os níveis de cortisol no sangue (hormônio relacionado ao estresse), que, consequentemente, aumenta o seu apetite. Portanto, para dormir melhor e mais cedo, evite usar computadores e celulares na cama - a luz dos aparelhos digitais está criando uma crise de insônia na nossa sociedade. Está sem sono? Leia um livro. Faça algumas alterações em seus hábitos para dormir melhor e seu corpo agradecerá!

Viu só? Com pequenas mudanças no dia a dia, você pode ter uma vida ainda mais saudável sem muita dificuldade.


Fonte: Grennme

 




  Blog em destaque






Fale conosco

Preencha os campos abaixo corretamente e nos envie suas dúvidas, críticas ou sugestões.
O Restaurante Kidelícia está a disposição para melhor atendê-lo